terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Campus Party: Uso seguro da internet depende de educação

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 - by Unknown 0

Demi Getschko

O Dia Mundial da Internet Segura é comemorado hoje (07/02) e foi tema de palestra na Campus Party Brasil 5. Neste ano, as ações de conscientização do uso seguro da web tem como tema principal a conexão das gerações.

Durante a apresentação na Campus Party, falaram Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br); Rodrigo Nejm, diretor da Safernet Brasil; Juliano Cappi, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC); e Adriano Cansian, Diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.


Os palestrantes abordaram principalmente o uso de internet por crianças, os riscos que os pais correm ao deixar os filhos usarem a web livremente e a importância de pais e professores no desenvolvimento da consciência para o uso de uma internet segura.

Segundo eles, os perigos que a internet oferece não devem ser usados como pretexto para cortar as suas liberdades. A conscientização da melhor maneira de usá-la é muito mais eficiente do que limitar o acesso para evitar problemas

"Não devemos agir de maneira precipitada no combate aos riscos e, para isso, eliminar as vantagens da rede", afirmou Demi Getschko. "Os usuários causam os problemas na rede e ela não pode ser a culpada pelo que acontece dentro dela", continuou Getschko.

A educação como base para evitar riscos na rede foi consenso entre os participantes da palestra. O papel dos professores na conscientização dos alunos no ensino básico também foi apontado como peça importante para o desenvolvimento da internet segura no futuro.

"Muitos estudantes só tem acesso à web nas escolas. Acreditamos que temos que investir nessa base", afirmou Adriano Cansian. De acordo com ele, escolas da rede pública de São Paulo já fazem ações nesse sentido. Cansian ressaltou o programa "Internet Segura - bom para você", um projeto simples com linguagem acessível que atua em duas frentes: distribuição de material nos laboratórios de internet e formação de professores para ter a motivação de incentivar a internet segura.

Já Juliano Cappi apresentou dados referentes a uma pesquisa feita pelo CETIC sobre o uso de internet por crianças de 5 a 9 anos. Segundo Cappi, 37% das crianças aprenderam a usar a internet com professores, e pelo menos 33% têm as escolas como principal ponto de acesso à web. Além disso, 45% das crianças afirmam usar a internet para fazer buscas para trabalhos escolares. Ou seja, a conscientização no ensino básico é fundamental para evitar problemas de segurança para as futuras gerações na web.

No Brasil, o Dia Mundial da Internet Segura é coordenado pela Safernet. Durante a palestra, Rodrigo Nejm afirmou que até o fim do mês, diversas campanhas de conscientização do uso seguro da rede serão realizadas. Ele também apresentou um site criado em parceria com a NIC.br para divulgar as campanhas. Para acessá-lo, clique aqui.

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

Seguidores

Recados

Comentários Recentes

Total de visualizações de página

Translate

Arquivos

© 2013 nbTech. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog